12 de julho de 2008

Coasteering

O coasteering é uma modalidade desportiva relativamente recente, que consiste em progredir ao longo da costa pelas rochas e pelo mar, recorrendo a natação, escalada, saltos e caminhada. Em Portugal os locais mais propícios para prática desta modalidade são as zonas de costa rochosa bastante recortada com pequenas praias, virada a sul, como é o caso da Arrábida e da Serra de Sintra entre a Cabo da Roca e os Cinzentos (junto ao Abano).

Desde há cerca de três anos que a Desnível tem realizado actividades de coasteering, especialmente junto dos praticantes de canyoning.

Francisco a saltar, junto ao "Guincho Velho" (Foto de: Céu, Julho 2006)

O coasteering permite descobrir novas paisagens e perspectivas


Como se passa muito tempo dentro de água é necessário utilizar fato neoprene e um colete ou uma mochila com um flutuador. O capacete, luvas e calçado apropriado fazem parte do equipamento de segurança.

Para praticar esta actividade é fundamental cumprir as seguintes regras: saber nadar, nunca ir sozinho, avaliar as condições do mar, utilizar o equipamento adequado, ir com alguém que tenha experiência, verificar a profundidade antes de saltar.

A dificuldade do percurso depende de diversos factores, entre os quais, a dificuldade de progressão, a temperatura atmosférica e da água, a extensão do percurso, o vento, etc. No entanto o elemento mais variável é o estado do mar associado á ondulação e à direcção das ondas. Podemos assim considerar três níveis de dificuldade:
Blue Line: Boas condições para a prática da actividade com águas e vento calmo.
White Line; Ondas entre um metro e dois metros, com “carneiros” e muita espuma.
Red Line; Ondulação superior a dois metros, com necessidade de reacções rápidas e nadar bastante. Condições limites para se comercializar a actividade.
É ainda considerada: Flat line - percursos mais longos com condições calmas

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorava experimentar essa actividade, deve ser um espéctaculo!
Não é muito conhecida mas quando for descoberta de certeza que vai haver bastantes pessoas a querer experimentar :)