16 de abril de 2009

I Expedição de Canyoning da Desnível a Santa Maria, Açores

De 4 a 7 de Abril 2009 decorreu a I Expedição de Canyoning na ilha de Santa Maria, Açores, numa organização conjunta da Desnível e da Ecoteca de Santa Maria. Para este efeito, contou-se com a presença de quatro elementos da secção de canyoning, entre eles o coordenador da secção de canyoning e os responsáveis pelas secções de canyoning de S. Miguel e de S. Jorge: Francisco Silva, Maria do Céu Almeida, Paulo Pacheco e Luis Paulo Bettencourt.
Nesta expedição foram abertos e equipados cinco percursos em ribeiras com potencial para a prática do canyoning:

· Ribeira do Engenho - R1=12m (corrimão); R2=75m; R2=8m; R3=12m
· Ribeira do Amaro - R1=20m; R2=55m; R3=12m)
· Ribeira Grande (Salto do Aveiro) - Grande vertical 55+10(Corrimão)+45+55
· Ribeira do Salto - R1=40 m
· Ribeira de Maloás (Malbusca) - R1=12m; R2 = 75m


Estes percursos, embora não muito extensos, apresentam alguma verticalidade (maior rapel de 45 m a 95 m). Em virtude da acentuada estação seca na ilha, o período recomendado para se ter maior caudal é de Outubro a Junho.
A expedição contou com o apoio de diversas organizações, incluindo o Hotel Praia de Lobos, o Arruda & Arruda Lda. – Restaurantes e o Clube Naval de Santa Maria.

O luxo de uma saída por mar com um barco à disposição


Um especial agradecimento para a Rita Câmara que foi incansável no apoio que prestou e pela sua coragem, já que nos acompanhou em duas descidas, uma das quais com num rapel de 75 metros mas que parecia ter apenas 40!

Para mais informação consultar o blogue da Ecoteca de São Jorge em: http://ecotecas.blogspot.com/2009/04/canyoning-em-santa-maria.html e para ver a reportagem na televisão: http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1505&idpod=24128&formato=wmv&pag=recentes&escolha (Telejornal dia 11/4, após o futebol!)
A equipar o início do Salto do Aveiro


Numa reunião suspensa no Salto do Aveiro


Saída da reunião suspensa no Salto do Aveiro

A Rita no seu primeiro rapel (Rapel guiado) com apenas 75 metros - Ribª Engenho

Sem comentários: