22 de junho de 2009

4º Estágio de Canyoning da Desnivel em Guara

Nos dias 10, 11, 12, 13, 14 de Junho, uma vez mais, um grupo de associados da Desnível rumou para a Sierra de Guara para a realização do 4º estágio de canyoning da Desnível por aquelas terras.
Enquanto que por Lisboa a euforia dos feriados consecutivos convidava a praia, sardinhas e santos, a comitiva deliciava-se com a descoberta de novos rios, sempre marcados pela beleza com que a Sierra de Guara nos presenteia.
O grupo foi composto por 11 participantes com o nível técnico exigido e, já agora, sempre cheios de boa disposição e com muita vontade em ir para a água.




Foram realizados 6 rios (por ordem): Sarratanas, Gorgas Negras, Formiga, Oscuros del Balced, Consusa(situado nos pirinéus, próximo do Monte Perdido) e Peonera Inferior.
A maioria dos rios obtiveram opiniões muito positivas por parte dos participantes, pois estavam com bastante água, tornando-se assim bastante mais lúdicos e interessantes. A excepção terá sido o rio que, à partida, todos queriam descer visto estar sempre muito bem cotado em todos os guias, tanto a nivel de beleza quanto de dificuldade técnica. Não foi bem assim! Valeu pela caminhada de aproximação e pelo enquadramento paisagístico. Para um rio de 10 horas no total, queriamos um pouco mais!


Gorgas Negras


A avaliação foi muito positiva, mais uma vez! Não será por acaso que Guara é e será sempre um local de eleição para a práctica de canyoning.

A lamentar, a lesão do Romão no 2º dia e o encontro indesejado com a Guardia Civil que resultou num prejuízo de 105 euros para alguns dos participantes. Lembrem-se...el cinturon de seguridad es una obligacion! Ah, como me podia esquecer...e o Opel Kadett do Pedro Batista que à chegada a Lisboa não estava no sítio onde fora deixado, pois é o kadett de mil oitocentos e qualquer coisa foi roubado. Triste!

Uma nota importante a salientar foi o encontro internacional e jornadas técnicas de canyoning (denominado Gorgs-Mayencos 2009) que se realizou em Ainsa (Huesca), nas mesmas datas, com a participação de cerca de 750, sim 750 canionistas. Uma realidade bem diferente da nossa!

Fiquem com as fotos...

a todos um grande abraço,
Tiago Bernardino




Oscuros del Balced



Oscuros del Balced



Consusa



Peonera Inferior



Uma outra forma de fazer rapel???
Consusa




3 comentários:

Carlos Alheiro disse...

Ganda actividade!!!Bolas, xiça, possa, caramba. (a norte não se diz asneiras)

Faltam fotos da actividade mais perigosa... o churrasco!

Gilberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilberto disse...

Boas,
obrigado à Desnível por promover actividades com esta qualidade.
Deixo aqui a minha visão deste excelente estágio.
Experimentámos todo o tipo de barrancos, o que talvez só seja possível em Guara:
- Sarratanas - um barranco seco com passagens "subterrâneas" engraçadas.
- Gorgas negras - um rio "a sério", longo e muito aquático, cansativo e bonito q.b.
- Formiga - rio curto e sem dificuldade técnica mas muito divertido. Com a vantagem de ter boas "vistas" por ser muito comercializado :-D
- Oscuros e Peonera - aquáticos, curtos e belíssimos. Óptimos para tardes quentes de Verão.
- Consusa (Pirinéus) - um barranco como eu gosto. Muito vertical, encaixado e técnico q.b. Deu para treinar o rapel guiado o que soube muito bem pois mesmo sem caudal a água das marmitas estava gelada e o rapel suspenso final é fabuloso (para quem tem luvas eheheh).
- A churrascada final, com a "cerveja salgada" a rematar uma excelente semana de Barranquismo.

E pró ano lá estarei novamente, em Guara pra repetir o Peonera com menos água (este ano não deu pra fazer o sifão) ou nos Pirinéus pra repetir o Consusa com mais caudal.
Como é sabido que o caudal muda completamente o interesse de um rio termino com um sítio onde se pode consultar/deixar dicas sobre as condições da água dos barrancos.
http://www.descente-canyon.com/canyoning/canyon-debit/2784/observations.html