16 de abril de 2009

Curso de Canyoning em São Jorge - Açores
8 a 12 Abril de 2009

A Associação Desnível organizou em parceria com a ART (Associação Regional de Turismo) um curso de canyoning em São Jorge com a participação de 21 formandos, 7 de São Jorge, 6 do Pico, 4 da Terceira, 3 do Faial e 1 de São Miguel.
O curso contou com uma aula teórica e três dias de prática, tendo sido os formandos distribuídos pelas suas competências, o que levou à formação de 4 grupos e possibilitou realizar uma formação de nível I (Iniciação) e a primeira fase de uma formação NII (Aperfeiçoamento).
A beleza da paisagem, a hospitalidade da população local e o apoio de diversas instituições locais (CM Velas, Bombeiros Voluntários das Velas, Aventour, Escola Profissional, Direcção Regional de Desporto, E.S.Velas, Montanheiros e Paróquia da Calheta) foram fulcrais para o sucesso desta formação. Para além da transmissão de conhecimentos técnicos, esta formação permitiu aos participantes descobrirem uma nova modalidade e as excelentes potencialidades que esta ilha apresenta para a prática de canyoning.
Durante a formação foram realizadas as descidas das ribeiras do Salto Superior, Cedros Inferior, Caldeira Esq. e Caldeira Dta.
Um especial agradecimento ao Jorge (Morango) e ao Paulo, pela simpatia e total disponibilidade.

Participantes:
Formadores: Francisco Silva, Maria do Céu Almeida, José João Cardoso, Marco Melo e o Luis Paulo Bettencourt como técnico auxiliar.

Formandos: António Soares (Paulo), Armando Lopes, César Silva, Dário Melo, Diana Catarino, Elsa Ferreira, Fabiana Silveira, Gil Branco, João Ávila, Jorge Santos, José Silva, Juliano Colino, Lisa Medeiros, Maria Leal, Michael Lecomte, Nilton Nunes, Rui Nivaldo, Serafim Brasil, Susana Ávila, Valter Medeiros e Vanda Carmo

Sem comentários, o melhor é ouvir o que eles dizem!

E assim começou a formação prática, muitas cordas e muitas técnicas para executar.

No final da Ribeira da Caldeira

Enquanto algumas equipas desciam ribeiras as outras...

E disseram eles que eram ambos comprometidos!

O jovem Serafim com os belos 65 anos!

Nem era necessário chamar os bombeiros, eles acompanharam-nos (Gil e Rui)

O pessoal estava sempre pronto para mais uma descida, mas só depois de bem alimentados!

E no final adivinhem quem ficou para enrolar as cordas!?

3 comentários:

Valter Medeiros disse...

Como formando deste curso em São Jorge sinto-me um priviligiado por ter aprendido tanto com formadores como o Francisco, o José João, a Maria do Céu e o Marco. Também não posso deixar de fora o grande Luís, que é um grande dinamizador do turismo de aventura nos Açores.
Os meus cumprimentos aos formadores e colegas formandos, e vemo-nos na ribeira ;)

Valter Medeiros

Gilberto disse...

Muito bom trabalho.
E desta vez não são necessárias legendas :-)

Cume2351 disse...

Ganda pessoal, organização muito boa, pessoal de São Jorge sempre fantástico...
Abraço a todos e encontramo-nos nas ribeiras deste mundo...

Nilton Nunes